Atividade de agua e microbiologia

Respostas às dúvidas sobre a A atividade de água (aw) e Microbiologia

Clique aqui para baixar uma cópia do PDF da apresentação

Tabela de microrganismos e atividade de água

Webinar apresentado pela METER Group, especialistas Tânia Shibata e Bruna de Oliveira, sobre a atividade de água e microbiologia:

  • Definições
  • O que é atividade de água (aw)
  • Por que medir a atividade de água?
  • Microbiologia
  • Teoria dos obstáculos
  • Microrganismos – Classificação
  • Curva de crescimento Microbiano
  • Modo de ação da aw
  • Efeito da atividade de água na estabilidade microbiológica
  • Microrganismos benéficos
  • Métodos de conservação dos alimentos
  • Métodos de medida de aw;
  • Analisadores de Atividade de água AquaLab

Solicite um orçamento.

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

1) Gostaria de entender como funciona o analisador de atividade de água.
R- Temos diversos tipos de equipamentos.
Os de bancada, são:
– Aqualab 4TE e o PRE que possuem sensor Ponto de Orvalho, que é a medida primária da atividade de água. Fornece leituras de alta precisão em menos de 5 minutos. Não lê amostras com altas concentrações de voláteis.
– Aqualab TDL que possui sensor a laser, seu princípio de medida é citado na USP 922. Este equipamento realiza leituras até de amostras mais voláteis, como por exemplo a gasolina e o álcool PA.
– Aqualab 3, que possui tanto o sensor Ponto de Orvalho como o capacitivo. Com o sensor capacitivo é possível ler amostras que contém voláteis.
E temos o Pawkit, que é um equipamento portátil, possui sensor capacitivo e realiza leituras em exatos 5 minutos.

Métodos e princípios de medida de atividade de água

2) Gostaria de orientações gerais sobre a realização das análises de atividade de água nos seus equipamentos.
R- Realizar as análises de atividade de água nos nossos equipamentos é bem simples, basta inserir a amostra dentro da câmara do analisador e iniciar as leituras.

Principais dúvidas na hora medir atividade de água no seu produto

3) Para realizar a análise de atividade de água existe alguma referência na qual posso me basear para determinar qual será a quantidade de amostra que devo utilizar para realizar o teste?
R- Pode colocar a amostra, no máximo até metade da cápsula. Caso não tenha produto suficiente, pode colocar menos, não é necessário cobrir o fundo da cápsula, não tem uma quantidade exata, apenas recomendamos não encher muito a cápsula para evitar que derrube e suje o sensor.

4) Qual a periodicidade para a calibração do Aqualab 4TEV Meter? Posso realizar uma calibração mensal? Ou ela pode ser semanal ou necessariamente diária?
R- Recomendamos que o equipamento seja enviado para nós anualmente para uma calibração de fábrica. Em relação a vocês realizarem a calibração, podem sim, e a periodicidade vai depender da frequência de uso de vocês.

5) Qual seria a atividade de água típica de farinhas?
R – A atividade de água de farinhas irá variar conforme a matéria prima e o processamento. Segue uma tabela com a referência bibliográfica, comparando os valores de atividade de água e umidade de algumas farinhas. Nesse artigo há a sugestão de que a farinha e farina seja comercializada com a aw entre 0,62 e 0,68, que é o ideal de umidade para os tipos soft e hard, previne o desenvolvimento de fungos e mofos e minimiza a rancificação.

Carter, B.P.; Galloway M.T. Morris C.I; Carter A. The case for water activity as a specification for wheat temperaing and flour production. Cereal Foods World, Jul 2015 DOI 10.1094/CFW-50-4-0166

6) Faço análise de atividade de água em algumas amostras, como batons. E nessa amostra acontece de contaminar o espelho, tem algo que posso fazer para não contaminar ele?

R – Se o seu equipamento tem os dois sensores, ponto de orvalho e capacitivo, você pode selecionar o capacitivo para realizar as leituras dos batons
.
7) Estabelecida a faixa de < ou = a 0,60 é seguro afirmar que não haverá questionamento da ANVISA quanto a implementação do aw ?
R – É necessário fazer a validação dos testes de atividade de água e contagem microbiológica, para ter o histórico de que é seguro manter a atividade de água abaixo de 0,60 e a contagem dentro do permitido. Uma vez determinada a atividade de água, é importante que a embalagem não permita a troca de água com o ambiente.

8) Em relação ao estabelecimento de um skip análise micro com a implementação do aw, um número coerente seria realizar uma análise a cada 10 lotes de medicamentos? A ideia é não analisar os 10 lotes e realizar esta única análise.
R – Há procedimentos de validação, skip lotes procedimentos aceitos pela ANVISA e citados nas farmacopeias.

9) Saindo um pouco do tema de alimentos, para um insumo farmacêutico ativo utilizado na produção de medicamentos, a análise de atividade de água no insumo para justificar ausência de controle microbiológico na substância pode ser realizada apenas uma vez, ou é necessário realizar a análise durante o estudo de estabilidade desse insumo (30ºC e 75% de umidade relativa)?
R – É importante realizar a medida de aw durante o período de estudo. Alguns produtos aumentam a aw com o aumento da temperatura e também consegue-se avaliar a eficiência da embalagem na proteção contra a absorção de vapor de água, já que o ambiente está com 75% de umidade relativa.

10) Por exemplo, se após a produção desse insumo eu analiso e identifico uma atividade de água inferior ao valor necessário para crescimento microbiano, isso garante que durante todo o prazo de validade desse insumo eu consigo garantir que não haverá crescimento?
R – Se a sua embalagem proteger o seu insumo e as condições de armazenagem forem adequadas, sim a atividade de água será mantida.

11) Só dá para saber se fungos produziram micotoxinas no alimento pela aw? Existe alguma forma de saber se um alimento tem micotoxinas visualmente, ou seja, o consumidor consegue saber isso de alguma forma?
R – Não dá para saber se há micotoxinas no produto medindo aw. Visualmente também não é possível identificar a presença de micotoxinas.

12) Estamos fazendo uma pesquisa de secagem de ora pro nóbis e testamos secadores diferentes, principalmente solar (temperatura média de 55ºC). Após um tempo, algumas amostras mofaram após desidratação e embalado, deixadas em prateleiras a temperatura ambiente.
R – Qual é a atividade de água do seu produto embalado? Para o fungo se desenvolver a atividade de água do seu produto seco deve estar acima de 0,60 aw. O tipo de embalagem também influencia muito na suscetibilidade ao desenvolvimento microbiano. A embalagem deve ter um TPVA que proteja o produto de aumentar a atividade de água.

13) Qual seria o procedimento correto, no que diz respeito, principalmente, sobre a temperatura correta de secagem na estufa para realizar a atividade de água nesse tipo de produto?
O binômio tempo e temperatura dependerá do que se procurar alcançar. Quanto os componentes de interesse, princípios ativos, etc. são termolábeis.

14) Em alimentos congelados é possível realizar a análise de aw? É fiel esse resultado?
A medida de aw em produtos congelados é feita através de cálculos matemáticos.
Segue o link do nosso seminário específicos sobre o assunto:
Atividade de água antes e após o congelamento.

15) Sobre os aditivos, existe algum estudo sobre possível toxicidade deles? Pois há muitas falas sobre isso, que aditivos seriam “tóxicos”.
R – Se a alimentação diária de toda a população pudesse ser feita exclusivamente de produtos frescos, seria o ideal. Entretanto as plantações e criações ficam afastadas dos centros urbanos e há a sazonalidade, tornando importante o uso de aditivos para a preservação dos alimentos, cosméticos, medicamentos. Os aditivos são ingredientes utilizados em quantidade ínfimas e
dentro da segurança permitida para a saúde. Há vários livros e estudos sobre aditivos disponíveis.
Seguem 3 referências que utilizo com frequência:
Calil, Ri. M. ; Aguiar, J. Aditivos nos Alimentos. ISBN 85-9000917-1-6
Hughes, C.C. The aditives guide ISBN 84-200-0774-9
Azeredo, H.M.C. Fundamentos de estabilidade de alimentos ISBN 978-85-7035-121-0

16) A curva de crescimento microbiano influencia diretamente a medição de aw? Como descobrir o momento ideal para medida de aw para realizar estudo comparativo por diferentes laboratórios? Como garantir que a amostra está no momento estável para preparação e envio para estudo inter-laboratorial? Quero saber se é necessário coletar amostra em algum momento especifico da curva de crescimento microbiano para ter valores comparáveis de aw.
Se você está fazendo cultivo de microrganismos em geral, probióticos ou prebióticos e deseja enviar para outros laboratórios medirem a aw do produto, é necessário interromper a proliferação microbiana. O desenvolvimento contínuo do microrganismo fará com que o meio se altere química e fisicamente.

VÍDEOS RELACIONADOS:

Visite nosso canal no Youtube.

Fundamentos de Atividade de Água

Curso Prático para Usuários do Analisador de Atividade de Água

Influência da Temperatura no Parâmetro Atividade de Água (aw)