Como atividade de água ajuda na preservação de alimentos?
Clique aqui para baixar uma cópia do PDF da apresentação
Webinar apresentado pela METER Group, especialista Tânia Shibata, sobre atividade de água em 10 de novembro de 2022. Perdas e desperdícios de alimentos. Redução e imobilização da água. Papel da água durante o processamento do alimento. Estabilidade na monocamada. Otimização da vida de prateleira. Proliferação microbiana. Degradação química. Oxidação lipídica. Degradação de nutrientes. Reação de escurecimento não-enzimático / reação de Maillard.
Solicite um orçamento.
PERGUNTAS E RESPOSTAS:
P – Poderia detalhar como podemos realizar a Isoterma de sorção, e quantas amostragem são adequadas.
R – Seguem os links para os seminários sobre isoterma de sorção, o que é, como construir e interpretar.
Como construir uma isoterma de sorção
O que a isoterma de sorção diz sobre o meu produto
P – A atividade de água reduzida pode causar muita perda nutricional ao alimento?
R – Somente a redução da atividade de água não causa a perda nutricional, o importante é saber como se reduzirá a atividade de água, por exemplo, se for com calor, o quanto a temperatura afetará os nutrientes.
P – O gráfico da isoterma serve para qualquer tipo de alimento? Ou é um exemplo para um item específico?
R – É exemplo para um produto em específico. Cada produto terá sua própria isoterma de sorção característica.
P – Eu tenho uma dúvida em relação ao último slide. foi exemplificado com a faixa de 0.55 e 0.65 como a faixa ideal naquele caso. Fiquei em dúvida de como definir qual o limite inferior que influencia na receita/rendimento e no limite superior que influencia na segurança
R – Ao gerar a isoterma de sorção do seu produto, avalia-se os pontos de inflexão tanto na curva de isoterma quanto na segunda derivada para se definir os limites de aw e umidade do produto.
P – O gráfico da isoterma teria uma correlação com a análise de shelf Life?
R – Sim, a atividade de água crítica obtida com a curva de isoterma de sorção é um dos parâmetros para se inserir no cálculo que determina a vida de prateleira do produto.
P – A atividade de água pode ser utilizada como método de esterilização?
R – Não, a atividade de água não é um método de esterilização. A baixa atividade de água inibe a proliferação microbiana, mas não mata o microrganismo.
P – No caso de produtos de origem animal, qual o melhor valor de atividade de água indicado?
R – Produtos de origem animal processado tem normativas do MAPA indicando o valor limite de atividade de água.
P – Temos um produto que é um cereal de arroz com cobertura de chocolate (mistura de pós com gordura), que seria um ball e o temos muita migração da gordura para superfície, fat bloom. O AW pode ter uma interferência nesta migração? E qual o intervalo correto para esse tipo de produto? Hoje trabalhamos com até 0,70.
R – O valor de 0,7 aw me parece alto tanto para o cereal quanto para o chocolate. Gostaria de saber qual o valor de aw dos produtos em separado, cereal de arroz e cobertura de chocolate. Será que você tem fat bloom ou migração de água, ou sugar fat bloom?
P – O meu produto tem apenas contato com o vapor e é seco depois. Tem alguma forma de reduzir minha aW no processo? trabalho com uma aW de 0,65
R – O valor de aw 0,65 evita o desenvolvimento microbiano, qual o objetivo em se reduzir mais a atividade de água? Produto ficar mais crocante, evitar oxidação de lipídeos, reação de Maillard?
VÍDEOS RELACIONADOS:
Visite nosso canal no Youtube.
Fundamentos de Atividade de Água
Efeitos da Atividade da Atividade de Água (aw) na Vida de Prateleira dos Produtos
O que é Isoterma de Sorção?