Métodos para Determinação de Umidade

Métodos para determinação de umidade 

MÉTODOS MAIS UTILIZADOS NA INDÚSTRIA:
• Balança de umidade
• Estufas e estufas à vácuo
• Infravermelho próximo
• Karl Fisher
• Micro-ondas
• Sensores eletrônicos
• Isoterma de sorção

Faça download da cópia do seminário em PDF.


PERGUNTAS E RESPOSTAS:

P – O equipamento determinador de isotermas pode ser utilizado para solos?

R – Sim, o AquaLab VSA (Vapour Sorption Analyser) pode ser utilizado para isotermas de solos, compostagem, além de alimentos, medicamentos, etc.

P – Em relação a determinação da umidade em estufa à vácuo em 40°C, comentado no seminário, há referências na AOAC de determinação em 70°C. A temperatura depende do tipo de amostra?

R – Sim, dependendo da amostra, há uma temperatura pré-determinada para se realizar os teste de umidade.

P – O Aqualab Serie 4 DUO já está à venda? Ele se encaixaria para análise em shelf life, onde realizamos o ganho de atividade de água e umidade?

R – Os novos modelos AquaLab 4TE e 4TEV, fornecidos a partir de 2020 tem a função DUO em que apresenta os resultados de atividade de água e da umidade de um produto em específico em uma determinada temperatura. Esses modelos não realizam a curva de isoterma. É necessária a curva de isoterma de sorção do produto para inserir a equação e o equipamento apresentar ambos os resultados.

P – Gostaria de saber se essa parte preta do sensor de umidade EC5 deve ser introduzido no solo para a medição do conteúdo volumétrico de água ou apenas as hastes? Pois no manual mostra que deve introduzir a parte preta (que faz parte do sensor) e isso parece que danifica a estrutura do solo do ponto de vista expansivo.

R – Sim, é importante enterrar todo o sensor, conforme a imagem abaixo:

Segue link de um artigo abaixo que auxiliará na explicação:
Empirical two-point α-mixing model for calibrating the ECH2O EC-5 soil moisture sensor in sands

P – É preciso algum preparo na amostra antes de colocar no aparelho do AquaLab?

R – Seguem os links dos nossos seminários sobre como realizar uma boa leitura:
Procedimentos básicos para uma boa leitura de atividade de água
Dúvidas na hora de medir atividade de água

P – Qual o método de umidade utilizado no AquaLab 4TE? Por exemplo, infravermelho, elétrico ou etc?

R – O AquaLab 4TE não realiza testes de umidade. É traçada uma isoterma de sorção da amostra, gerada uma equação e inserida no AquaLab 4TE. Ao determinar a atividade de água, é correlacionado o valor de umidade da curva de isoterma de sorção.

P – Se eu tentar replicar a análise de umidade em um dos meus métodos (estufa), entendo que o valor pode não ser exato, quando comparado com a isoterma, mas estará dentro de uma determinada faixa da isoterma de sorção?

R – A determinação de umidade apresenta variação nos resultados, dentro do mesmo método e bastante variação comparando-se com métodos diferentes. A determinação da umidade através da isoterma de sorção, é mais uma opção de método disponível. Primeiramente há o trabalho de traçar a curva de isoterma, mas uma vez traçada, é muito prática a obtenção do resultado de aw e umidade em apenas 2 a 5 minutos.