Respostas às dúvidas sobre o conceito de atividade de água

Respostas às dúvidas sobre o conceito de atividade de água (aw) e os resultados das análises

Clique aqui para baixar uma cópia do PDF da apresentação

Webinar apresentado pela METER Group, especialistas Tânia Shibata e Bruna Oliveira, sobre as principais dúvidas sobre atividade de água em 27 de julho de 2023.

  • O que é atividade de água?
  • Equação de energia livre de Gibb’s. 
  • Pra que medir a atividade de água (aw)?
  • Qual a diferença entre atividade de água (aw) e umidade?
  • É garantido que abaixo de 0,6 de aw não tenha desenvolvimento microbiano?
  • A temperatura influencia na atividade de água (aw)?
  • É possível analisar qualquer tipo de amostra?
  • Analisadores de Atividade de Água – AquaLab

Solicite um orçamento.

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

P- O tempo para leitura da amostra está ligado apenas a quantidade de massa utilizada ou existem outros fatores?
R- O tempo de leitura depende principalmente do tipo de sensor, da diferença de temperatura entre a amostra e o sensor e também da quantidade de amostra.

P- Para produtos recheados, se tivermos o mesmo valor de atividade de água para massa e recheio, indica que não haverá migração de recheio?
R- Se a atividade de água da massa e do recheio estiverem iguais ou próximas, não haverá migração da água de um ingrediente para o outro. A migração do recheio para a massa pode estar relacionada também a viscosidade do recheio e estrutura matricial (porosidade) da massa.

P- Pensando em reprodutibilidade de resultados, qual seria uma diferença significativa?
R- Em sendo a reprodutibilidade a variação da medida executada por diferentes operadores, a diferença nos resultados da mesma amostra, no mesmo equipamento, a mesma temperatura, deve ser o da exatidão de medida. Variações nas amostras e temperatura, diferentes exatidão dos equipamentos, influenciam na reprodutibilidade e repetibilidade.

P- Sobre a calibração anual: é feita no local onde se encontra o equipamento, ou deve ser enviado para outro local (ex: na sede da empresa)? E quanto tempo leva para calibrar o equipamento?
R-  A calibração é executada em nossa empresa, portanto, necessário o envio do equipamento e o tempo varia de acordo com a condição do equipamento em relação a limpeza, desvio da calibração e necessidade de substituição de peças.

P- Quantas vezes tem que ser feita a calibração dos aparelhos, para ter um melhor resultado?
R-  A periodicidade das verificações da calibração devem ser de acordo com o procedimento interno de cada empresa, conforme a frequência de uso do AquaLab, número de usuários e treinamento operacional, condições ambientais (fabril, laboratório, itinerante), etc. As verificações e os ajustes devem ser feitos com no mínimo 2 concentrações de solução padrão, recomendamos 3 concentrações para cobrir toda a faixa de leitura e obter melhor ajuste da linearidade.

P-  Como verifico se meu aparelho está calibrado? Qual produto posso utilizar que já tenha aw definida?  Os padrões de calibração são os mesmos para todos os tipos de amostra? A variação é apenas para a diferença de aw?
R- Abaixo a lista de soluções salinas padrões para verificação da calibração dos analisadores de atividade de água:

40744: Cloreto de lítio (LiCl) em água destilada, concentração  13,41 molal = 0,250aw
40745: Cloreto de lítio (LiCl) em água destilada, concentração 8,57 molal = 0,500 aw
40746: Cloreto de sódio (NaCl) em água destilada, concentração 6,0 molal = 0,760 aw
40743: Cloreto de sódio (NaCl) em água destilada, concentração 2,33 molal = 0,920 aw
40747: Cloreto de potássio (KCl) em água destilada, concentração 0,5 molal = 0,984 aw

P-  Qual o valor máximo do resultado que pode dar? Qual o limite máximo para atividade de água?
R- O valor máximo de atividade de água é 1, da água pura. Existem algumas normativas que determinam o valor máximo de atividade de água para produtos específicos, por exemplo mortadela devem ter no máximo a atividade de água 0,955.

 P- Sobre o sensor de capacitância, quando  é indicado seu uso? E quais as principais diferenças entre eles?
R-  O sensor capacitivo é indicado para produtos que contenham conservantes como álcool, propileno glicol, ácido acético e aromatizantes. A principal diferença entre o sensor ponto de orvalho e o capacitivo, é que o ponto de orvalho é um sensor primário, mais preciso e mais rápido na realização da leitura.  Apresentamos um seminário específico sobre os sensores. Métodos e princípios para a medida de atividade de água.

P- Quais são os modelos indicados para amostras mais voláteis mesmo?
R- O modelo AquaLab TDL lê todos os tipos de amostras, inclusive amostras como solventes (gasolina, biosdiesel, álcool PA).

P- Uma mesma amostra pode ser lida 3 vezes pra fazer triplicata do resultado?
R- A definição de triplicata é a amostra dividida em três partes iguais (prova, contraprova e testemunho) composta por unidades amostrais de mesmo lote, rótulo, apresentação, forma, conteúdo, composição.

P- Quais práticas podem ser adotadas para reduzir aw em produtos in natura? Como a carne, carne salgada, por exemplo.
R- A grande maioria dos métodos utilizados na preservação dos alimentos, tem como princípio a redução da água. A salga, compotas doces e salgadas, cristalização de frutas, secagem/desidratação visa reduzir a água dos produtos. O congelamento imobiliza a água.

P-Existe algum software para baixar os dados das leituras?
R- Sim, tem o programa AquaLink que é gratuito e temos o programa Skala que tem que pagar a licença anualmente.

P- Vocês indicariam que medicamentos sólidos tipo comprimidos devem ser analisados inteiros ou triturados? Qual seria a diferença entre triturar e moer um comprimido, por exemplo?
R- Moer necessita de um aparato como moinho, liquidificador, que transformam a amostra em partículas muito pequenas. O processo em si, causa atrito e calor, que pode alterar o valor de atividade de água. Partículas muito pequenas podem absorver ou perder a água mais facilmente. Se você moe a sua amostra, realize a leitura de atividade de água imediatamente, não deixe a amostra moída exposta a UR do ambiente.

                                              Inteiro                   Moído       Triturado

P- Como escolher a especificação para atividade de água. Por exemplo, adoçantes… seria o valor da atividade de água no alimento de categoria adoçante…
R- Adoçantes em pó tem a atividade de água baixa e adoçantes líquidos a atividade de água alta.

P- Qual a atividade de água ideal para pães de forma?
R-  Os pães em geral tem a atividade de água acima de 0,90.

P- Qual seria a atividade de água ideal para ração de cachorro e gato?
R- Se for ração seca, a atividade de água segura microbiologicamente é de 0,60. Para rações macias, úmidas o valor de atividade de água irá variar acima de 0,80.

P- Para rações com adição de melaço como faço para reduzir a aw?
R- O melaço em pó apresenta baixa atividade de água e não interfere na atividade de água da ração. Você dilui o melaço em água para aplicar ou misturar na ração?

P- Pelo que foi falado aqui neste curso a atividade de água pode aumentar com a temperatura dependendo do produto. Considerando isto e que patógenos não são eliminados com baixa aw, apenas são inativados. Não pode ser garantido então eliminar por exemplo Clostridium botulinium de um alimento se ele apresenta baixa aw antes do seu cozimento. Correto?
R- A baixa atividade de água não elimina o C. botulinum, entretanto a baixa aw impede a proliferação e a produção de toxina botulínica.

P- Vimos que a temperatura interfere na aw. Quando elevamos a T e depois diminuímos, a aw vai continuar alterando respectivamente à T medida mesmo com um “abuso” de T? Por exemplo, uma carne assada que será refrigerada.
R- Abuso de temperatura significa que um produto acabado deveria ser mantido constantemente em uma determinada temperatura, mas é submetido a temperaturas mais altas. Por exemplo, uma barra de cereal que deveria ser mantida a temperatura ambiente até 30°C, é submetida a 40°C durante o transporte. A aw da barra de cereal em 30°C é de 0,650, não havendo suscetibilidade ao desenvolvimento microbiano. A barra de cereal na temperatura de 40°C, a aw aumenta para 0,78, podendo desenvolver bolores e leveduras. Qualquer alimento submetido a temperatura acima de 50°C, tem grande evaporação da água, sendo a medida de aw instável. Um produto assado, tem a aw bem diferente do produto cru. Só para seguir o raciocínio da carne assada: a 25°C teria uma aw = X; a 50°C ou mais a aw = Y e resfriada para 05°C aw = Z

P- É comum encontrar variações na leitura em uma mesma amostra, porém em equipamentos diferentes que estão em ambientes com temperatura também diferentes?
R- Se a temperatura de leitura for a mesma, independente do equipamento e tipo de sensor, o valor da atividade de água deve ser muito próximo. O que poderá variar é se a amostra estiver em temperatura diferente e se contiver substâncias voláteis que afetem o sensor.

P- E qual o motivo de a mesma amostra lida nos dois sensores apresentarem resultados de aw diferente? Obtivemos resultados diferentes para leitura de pomada, em capacitância em torno de 0,4 e em ponto de orvalho em torno de 0,8.
R-  Os dois equipamentos estão calibrados e as leituras foram realizadas na mesma temperatura? A sua pomada contém óleos essenciais ou aromatizantes?

VÍDEOS RELACIONADOS:

Visite nosso canal no Youtube.

Fundamentos de Atividade de Água

Efeitos da Atividade da Atividade de Água (aw) na Vida de Prateleira dos Produtos

O que é Isoterma de Sorção?